sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O 5 de Outubro 1910 - 2012

É preciso recuar mais de 800 anos para neste mesmo dia ser reconhecida por Afonso VII de Castela e Leão a Independência de Portugal




D. Afonso Henriques 


Foi precisamente a 5 de Outubro de 1143 em Zamora (Leão) dando assim inicio ao Reino de Portugal pela mão de D. Afonso Henriques - o Conquistador
Este reino durou  767 anos


Durante esses anos fomos conquistadores, fomos descobridores foram mais de 700 anos de história umas vezes favorável outras nem tanto.

Neste mesmo dia 5 de Outubro as em 1910 proclamou se a Republica, foi proclamada da varanda dos Paços do Concelho de Lisboa por José Relvas


José Relvas 


Foi precisamente á 102 anos, todos os anos se vai comemorando a Republica, todos os anos se lembra as ideias Republicanas se calhar já gastas em desuso e provavelmente, ninguém se lembra.
Hoje comemorou-se o 5 de Outubro pela última vez como feriado, se motivos havia para ser feriado se não fosse pela Implantação da República que fosse pela Independência de Castela e Leão, pelo nascimento do Reino de Portugal.

Mas hoje este dia fica na memória em que a bandeira é hasteada ao contrário, em que a soberania da Republica é quase inexistente em que cada vez somos mais governados pela politica monetária imposta pela Alemanha.



Foi a ultima comemoração em que desde a bandeira, ate ao local da comemoração tudo correu mal.

Pela ultima vez se comemora mas só para convidados, pela ultima vez se vive a republica mas desta vez rodeada de medo. E pela primeira vez um primeiro ministro opta por ir a Bratislava, na Eslováquia, onde decorre a Cimeira Amigos da Coesão e o governo unicamente representado pelo ministro da defesa.


















Sem comentários:

Enviar um comentário

Bem vindo... Deixe seu comentário